< Água...: Vai faltar água!

sábado, 8 de setembro de 2007

Vai faltar água!


Um relatório da ONU prevê que, nos próximos 50 anos, a água vai faltar a mais de metade da população mundial. E ainda: até 2050, pelo menos 400 milhões de pessoas vão ser afectadas pela seca.A falta de água não se deve apenas à poluição ou ao aquecimento global do planeta. O principal problema é a pobreza, pois os países em vias de desenvolvimento dedicam-se sobretudo à agricultura, com sistemas de irrigação pouco racionais. Aliás, 90% dos problemas mais graves de seca surgem nesses países.

Em todos os continentes, os rios estão a secar. Nilo, Ganges, Colorado e Amarelo são exemplos de rios que chegam a custo ao mar durante a época seca. Alterações climáticas, a actividade humana, barragens, regas agrícolas excessivas e poluiçãoindustrial, são algumas das causas que originam a destruição das várzeas e pântanos, o dizimar de espécies inteiras de peixe e ameaçam provocar secas mundiais.

E quanto à água salgada que constitui 97% da água do planeta? O cenário também não é melhor, com a previsão do fim dos recifes de coral e do esgotamento das reservas de pescado, devido à pesca excessiva.E em Portugal? Segundo a Quercus, 44% dos nossos rios têm qualidade má ou muito má e só 36% têm uma qualidade aceitável.Aqui ficam mais duas curiosidades:
No Dubai, 10 milhões de litros de água do mar dessalinizada correm no parque aquático de Wild Wadi. Numa zona de petróleo e dinheiro, os governos do Golfo Pérsico podem dar-se ao luxo de dessalinizar a água do mar para divertimento de alguns.

Nos arredores de Deli, na Índia, os sem-abrigo vivem à sombra de uma conduta que leva água para a cidade, onde só metade dos seus habitantes pode aceder a este bem. Esses sem-abrigo têm acesso indirecto à água, já que aproveitam as fugas da conduta para... tomar duche!
Pensa no seguinte: apenas uma fracção de 1% da água da Terra é utilizada!... Não será uma boa altura para começarmos a poupar esse bem essencial?

Posted by Água.. @ 15:50

3 Comments

Anonymous Anônimo said...

Fatos comprovados na matéria nos mostram que vai faltar água no mundo e que se não fizermos algo rápido não terá retorno. Por isso cada um precisa fazer a sua parte, “Seja você a mudança que espera ver no mundo”
Gandhi

14 de setembro de 2007 às 07:39  

Anonymous Anônimo said...

Parabéns pela iniciativa de alertar as pessoas de um grave problama como esse. Precisamos tomar atitudes urgentes se não quisermos ver acabar a vida na terra por falta de água.

14 de setembro de 2007 às 08:36  

Anonymous Anônimo said...

Não podemos deixar que isso aconteça, é necessário que cada pessoa tome consiência de seus atos ao desperdiçar água. Cada um fazendo sua parte poderemos usufruir mais e melhor desse recurso.

14 de setembro de 2007 às 08:38  

Postar um comentário

<< Home

Perfil

.Lílian Cerqueira

.Lais Cabral

.Rafael Bastos

.Sialidy Silva

.Sulivan Tarcis

Colégio Taylor-Egídio

3º "A"

Links

. A questão do lixo
. Jogo

Last Posts

. O manejo racional da água
. A falta de água no mundo
. Aqüífero GuaraniO Aqüífero Guarani é o maior mana...
. Por que economizar água
. EUTROFIZAÇÃO.
. Água: Um bem tão precioso!

[ Powered by ]