< Água...: Por que economizar água

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Por que economizar água

A água constitui um elemento essencial à vida, devendo chegar com qualidade e quantidade adequadas para atender às suas necessidades. O homem, além de utilizar a água para o desempenho de suas atividades enquanto ser vivo – higiene pessoal e ambiental, lavagem de utensílios, cocção, entre outros – faz uso da água especialmente como elemento de desenvolvimento econômico (em, por exemplo, processos industriais de transformação e fabricação, como veículo de transporte, solvente, refrigerante e insumo incorporado).

De acordo com dados do International Hydrological Programme da UNESCO sobre recursos hídricos, o volume total de água no planeta é calculado em torno de 1,4 bilhões km³. Porém, 97,5% dessa água é salgada, e está basicamente nos mares e oceanos. A água doce, que só representa 2,5% do total, está em sua maior parte nas calotas polares, estando apenas 0,3% desta disponível e de fácil acesso em lagos, rios e lençóis subterrâneos pouco profundos.



O crescimento populacional constante e o desenvolvimento das atividades humanas, com distribuições quase sempre não homogêneas espacialmente, e a disposição de água também irregular, contribuem para o aumento de pressão sobre os mananciais existentes.

Desta forma, a escassez de água no planeta torna-se evidente como uma preocupação mundial. Hoje, está ficando cada vez mais difícil encontrar água de qualidade. Isso devido à poluição de rios, represas e do solo, decorrente da própria ocupação e atividade humana.


www.pura.poli.usp.br

Posted by Água.. @ 18:52

2 Comments

Blogger Unknown said...

ai está um grande risco q enfrentamos q é o dá falta d'água...
massa vcs mostraremm o q pode acontecer...
parabens

22 de agosto de 2007 às 18:18  

Anonymous Anônimo said...

A imagem nos mostra que apenas 0,3% de toda a água doce é utilizável, e ainda assim os seres humanos não tomaram consciência de que é um bem essencial para a vida no planeta e a utilizam inescrupulosamente.
Parabéns ao grupo por fazer essa reflexão.

14 de setembro de 2007 às 07:20  

Postar um comentário

<< Home

Perfil

.Lílian Cerqueira

.Lais Cabral

.Rafael Bastos

.Sialidy Silva

.Sulivan Tarcis

Colégio Taylor-Egídio

3º "A"

Links

. A questão do lixo
. Jogo

Last Posts

. EUTROFIZAÇÃO.
. Água: Um bem tão precioso!

[ Powered by ]