< Água...: EUTROFIZAÇÃO.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

EUTROFIZAÇÃO.

Eutrofização.

Fenômeno em que um ecossistema aquático é enriquecido por nutrientes diversos, principalmente composto nitrogenados e fosforados. A eutrofização resulta ou da lixiviação de fertilizantes utilizados na agricultura ou da adição excessiva, na água, de lixo de de esgoto doméstico e de resíduos industriais diversos.

A adição de nutrientes orgânicos na água favorece o desenvolvimento de uma superpopulação de microorganismos decompositores, que consomem rapidamente o gás oxigênio dissolvida na água. Em conseqüência o nível de oxigênio da água é drasticamente reduzido, acarretando a morte por asfixia das espécies aeróbicas. O ambiente, então passa a exibir uma nítida predominância de organismos anaeróbicos, que produzem substâncias tóxicas diversas como o malcheiroso ácido ou gás semelhante ao de ovos podres.
As vezes, ocorre proliferação excessiva de certas algas como no fenômeno conhecido como floração das águas. Nesse caso a superpopulação de águas superficiais forma uma cobertura sobe as águas dificultando a penetração da luz. Assim as algas submersas deixam de fazer fotossíntese em taxa adequada e morrem. O nível de gás oxigênio na água se reduz além disso, as algas mortas serão decompostas, provocando mais consumo de oxigênio, como sucede na degradação de qualquer material orgânico. A disponibilidade de oxigênio na água, então, torna-se muito pequena, fato que provoca a morte dos seres aeróbicos por asfixia. O gás oxigênio produzido pelas algas da superfície é liberada, praticamente em sua totalidade, para a atmosfera.

Acesse: http://paginas.terra.com.br/lazer/staruck/agua.htm


Posted by Água.. @ 06:53

1 Comments

Anonymous Anônimo said...

O blog está muito interessante. E o que me chamou atenção foi a foto de um planeta terra sem água. Ele me fez refletir sobre o que acontecerá se nós (homens) não tomarmos consiência e preservamos nossos recursor hídricos. E quando não houver mais água no planeta?

14 de agosto de 2007 às 14:52  

Postar um comentário

<< Home

Perfil

.Lílian Cerqueira

.Lais Cabral

.Rafael Bastos

.Sialidy Silva

.Sulivan Tarcis

Colégio Taylor-Egídio

3º "A"

Links

. A questão do lixo
. Jogo

Last Posts

. Água: Um bem tão precioso!

[ Powered by ]